O Menino Que Ninguém Amava

Já referi aqui o meu interesse por psicologia sobretudo psicologia do comportamento infanto-juvenil e encontrei neste livro da Casey Watson diversos factores que estudei e foi um caso que envolveu-me desde a primeira à última página, dilacerando-me por vezes.

  • A história fala sobre Justin que aos cinco anos idade foi institucionalizado depois de ter sido abandonado pela mãe em casa com os seus dois irmãos mais novos e de ter incendiado a casa, seis anos mais tarde depois de vinte colocações falhadas em famílias de acolhimento chega a casa de Casey e do seu marido Mike, Mas por trás de tudo isto existe pormenores que vão sendo descobertos aos poucos e que são verdadeiramente chocantes. 

É um livro que temos que o ler desprovidos de qualquer julgamento, não podemos julgar as atitudes de Justin sem perceber o seu duro passado, um menino que cresceu sem amor e que sofreu diversos tipos de agressões físicas e sobretudo psicológicas, também não podemos julgar Casey uma mãe de acolhimento que tenta por diversas vias ajudar aquela criança e tenta não desistir por mais difícil que seja o seu trabalho, é errando que se aprende.
Aqui levanta-se várias questões, o ser mãe, os direitos das crianças, a fraca assistência social e muito pouco funcional por vezes, os traumas e ausência de amor.
Para mim foi muito duro ler este livro, por identificar-me com alguns pormenores da história, não consegui julgar nenhuma das partes e pude perceber toda a complexidade dos problemas e das emoções, chorei... chorei muito. O que leva alguém a maltratar e a destruir a infância de uma criança? Quão sofrimento pode uma criança aguentar? Conseguirá alguma vez superar os seus traumas?
Adoro livros que me provoquem alguma emoção, seja para me fazer rir ou chorar, gosto do género drama e de factos reais por isso só posso dizer que gostei muito desta história e ficou na lista de livros favoritos.


Miss Margot

Share:

2 comentários

  1. Olá Margot, bom dia!

    Adoreeeei a sua resenha, e confesso que me emocionei, pois fiquei a imaginar o que poderia ter feito você chorar ao se identificar com o sofrimento do protagonista. Eu também confesso que não tive uma infância sem problemas, e por isso me interessei por esse livro.
    Obrigada por me apresenta-lo.
    Parabéns pelo excelente trabalho no seu blog, é sempre um prazer visita-lo.

    Att.,

    Pathy
    http://pathyeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente a minha história é muito semelhante, apesar de nunca ter passado por uma instituição, mas sempre agarrei-me aos meus sonhos e sempre tive uma força incrível que nunca me deixou seguir por maus caminhos ou fechar-me para as pessoas. E hoje sou uma pessoa que superou tudo e que apesar das marcas vive uma vida tranquila :)

      Acho que vais gostar muito do livro.

      Eliminar

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.