Livro-te: Iluminações de uma Mulher Livre de Samuel F. Pimenta (Opinião)


    A minha mais recente leitura com o apoio da editora Marcador foi o livro "Iluminações de uma Mulher Livre" do autor Samuel F. Pimenta.


Título: Iluminações de uma Mulher Livre
Autor(a): Samuel F. Pimenta
Lançamento: 03/02/2017
Editora: Marcador

Sinopse:
    Na aldeia onde é rejeitada e perseguida pela população, Isabel acorda com a única ideia capaz de a libertar do casamento opressor em que vive: matar o marido. Se, de início, a ideia lhe parece improvável, vai ganhando força à medida que recorda as histórias das mulheres do passado, de que a avó lhe falava quando, com outras mulheres, se reuniam em grupos femininos secretos para falarem de oráculos, curas e magia.

    Isabel é moderna, sensível, curiosa e sempre quis a sua independência. Cresceu na capital, mas mudou-se para a aldeia por causa do casamento. E foi essa união que a aprisionou numa existência de medo e abuso. Só ela pode libertar-se desse homem castigador, e ao longo de vários dias Isabel confronta-se com todos os receios e dúvidas, imaginando planos e lembrando-se dos ensinamentos da avó, procurando argumentos que fortaleçam a sua decisão, enquanto cumpre com todos os rituais quotidianos da casa com beleza e empenho poético.
_________________

    "Iluminações de uma Mulher Livre" é uma história intensa de uma mulher, Isabel, que está aprisionada numa relação abusiva e tem uma ânsia de se libertar, viver em comunhão consigo própria, ser o que estava destinada a ser, livrar-se de tudo o que é mundano e criar uma ligação mais directa a natureza. 
    Isabel casou-se para poder sair de casa e contra a vontade da mãe, decidiu sair da capital e ir para uma aldeia no interior, onde era vista quase como uma forasteira, uma moura, que só era respeitada porque o seu marido era acarinhado pela população.
    A avó sempre foi o seu modelo a seguir, era fascinada por todas as histórias e ensinamentos, sobre a vida, a história de mulheres importantes, as curas, a magia, as leituras das borras do café, entre tantas outras coisas, chamavam coisas de bruxa. 
    Apesar de ser um livro com poucas páginas não é de todo uma leitura fácil, foi uma leitura lenta, pesada, por vezes demasiado repetitiva e com referências que nem todas as pessoas conhecem, ou que vão entender. Apesar disso assistimos a uma escrita bem estruturada e de vocabulário rico.
    Uma das sensações que tive a ler esta história é a de andar em cima de uma corda bamba, num limbo permanente, num estado quase de borderline tal como a personagem principal nos transmite, faz-nos sentir encurralados, entre a espada e a parede, entre o matar ou morrer. 
    Deixou-me perturbada com todos os pensamentos, de que para se libertar teria de matar o seu marido, as relações sexuais forçadas, a submissão... Tinha que respirar fundo sempre que acabava de ler. 
    Não é o meu género de leitura, mas recomendo a quem gosta deste género literário.    


Boas leituras! =)

Share:

6 comentários

  1. Parece ser um livro interessante, que nos faz refletir bastante sobre determinados aspetos da vida. Ainda não li, mas já está na minha lista :)

    ResponderEliminar
  2. É um livro que gostaria muito de ler.

    ResponderEliminar
  3. É um livro que gostaria muito de ler.

    ResponderEliminar
  4. Gostei de ler a opinião e fiquei com vontade de ler este livro.

    ResponderEliminar
  5. Boa sugestão de leitura ! obrigada por partilhar o post

    ResponderEliminar
  6. Ana Marques06/03/17, 12:58

    Fique com vontade de ler! pode ser que ganhe o passatempo!

    ResponderEliminar

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.