Livro-te: Doces Aromas de Agnès Desarthe (Opinião)
A minha mais recente leitura, um dos livros que comprei recentemente em segunda mão, foi o "Doces Aromas" da autora francesa Agnès Desarthe, um romance dramático, com cheiros e sabores que nos transportam para Paris e para a cozinha do restaurante da personagem.
Um livro que não é nada o que aparenta ser pela capa.
Título em Portugal: Doces Aromas
Título Original: Mangez-moi
Autor(a): Agnès Desarthe
Nº de Páginas: 196
Lançamento: 10/2009
Editora: ASA
Sinopse:
Para os apreciadores de Chocolate, de Joanne Harris, e de Como Água para Chocolate, de Laura Esquivel, Doces Aromas reserva os sabores e os odores imprescindíveis ao romance… e a uma boa mesa.Myriam é uma alma errante. Uma mulher contraditória cujo passado esconde memórias dolorosas e segredos inconfessáveis. Ela não faz a mínima ideia de como se gere um negócio quando decide abrir um restaurante num bairro calmo de Paris, mas, armada apenas com o seu amor pela culinária, está decidida a tentar. Inspirada pelos aromas e sabores de Paris, Myriam aposta tudo nesta nova aventura. Mal conseguindo pagar a renda, dorme às escondidas na sala de jantar enquanto tenta lidar com as recordações do passado e os sonhos que acalenta para o futuro. Mas, pouco a pouco, os seus pratos deliciosos atraem os vizinhos e Myriam apercebe-se de que pode ter-lhe sido dada uma segunda oportunidade na vida e no amor.
________________________________________
Este livro ensinou-me duas grandes lições, a primeira foi a não desistir do livro por mais arrastado e lento esteja a ser o seu início, confesso que estive quase a desistir, mas se o fizesse não iria perceber realmente do que trata o livro. A segunda, desengane-se quem como eu julga o livro pela capa, esta não é uma história chick-lit como aparenta ser, na verdade é um drama, a história de uma mulher que sofreu de depressão pós-parto, que a deixou num estado de profunda dormência, sem conseguir amar e cometeu erros graves.
Esta é a historia de Myriam, uma mulher que nunca foi feliz, que nunca sentiu a capacidade de amar, nem de se sentir amada.
Ao longo da trama ao mesmo tempo que a autora nos dá a conhecer as dificuldades actuais de Myriam de abrir o seu pequeno espaço de restauração, sem saber como gerir um negócio, com o dinheiro contado, dívidas acumuladas, sem clientes de início, vai nos desvendando o passado que a levou até ali, cometeu alguns erros mas um deles foi muito grave, o que a levou a viver na rua, ser cozinheira num circo e agora estar arriscar a abrir o seu pequeno restaurante (onde vive também).
A narrativa do livro é muitas vezes lenta, arrastada, com demasiadas “palavras caras” e muita divagação (descreve uma cena durante páginas que podia fazê-la perfeitamente numa única), facto esse que eu quero acreditar que foi propositado devido às suas questões mentais e ao facto de ser uma leitora, guarda consigo uma pequena colecção de clássicos.
Não foi uma leitura fácil, mas teve vários momentos que eu gostei, sobretudo quando apareceu a personagem Ben na vida de Myriam, eu tornou o livro bem mais dinâmico, pela personalidade única e misteriosa deste rapaz e posso dizer que gostei muito do final, apesar de ter sido um pouco apressado (aqui a autora bem que podia ter feito o inverso, não resumir tudo a uma ou duas páginas), mas apesar disso foi um fim bem decente para esta história.
Boas leituras! =)
30 comentários
Olá!!! Já amei a capa do livro. Vi pela sua resenha que não foi o melhor livro da sua vida mas, a história parece ser bem bacana. Vou deixar a dica anotada e se eu achar esse livro com alguém para me emprestar com certeza lerei.
ResponderEliminarBeijocas.
www.meumundosecreto.com.br
Hmmm, mesmo sendo uma leitura leve, penso que não seria bem o meu estilo :(
ResponderEliminarBeijinhos,
Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
Youtube
Bom quando os livros são assim arrastados eu desisto...
ResponderEliminarXoxo
marisacloset.blogspot.com
Olá,
ResponderEliminarSe fosse um chick-lit como dá a entender o título e a capa até talvez eu lesse ele. Mas como é um drama, pelo menos no momento estou fugindo deles e não lerei hehe.
Prefácio
Não conhecia, mas a capa do livro é linda!
ResponderEliminarBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram
Não conhecia mas parece aborrecido por causa da maneira como está escrito
ResponderEliminarMas adorei a capa
Beijinhos
Blog ChocoPink / Instagram / Facebook
Não será o meu género de leitura mas obrigada pela partilha! beijo
ResponderEliminarCoco and Jeans By Marisa
Pela capa não se diz que é drama, gênero que não gosto. Mas pra quem curte, a história até aprece interessante, pena que vc não curtiu tto assim.
ResponderEliminarBeijos.
Anete Oliveira
Blog Coisitas e Coisinhas
Fanpage
Instagram
Também nada me agrada leituras que custam a evoluir e ficam se arrastando, mas que bom que no final você acabou gostando. Não sou muito de ler dramas. Beijos
ResponderEliminarCharme-se
Yaay, yummy lollies! ✿
ResponderEliminarBlog de la Licorne
Até fiquei com vontade de ler!
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Acho que não faz bem o bem estilo de leitura mas obrigada pela partilha! :)
ResponderEliminaramarcadamarta.blogspot.pt
Oi,
ResponderEliminarNossa eu pensaria a mesma coisa que você se visse somente a capa que era um chick lit, mas que nada. Rs. Apesar de gostar da sua resenha acho que no momento não teria disposição para ler, principalmente porque você disse que o livro é bem lento.Uma pena.
Beijos
Raquel Machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com.br/
Parece ser bem legal, mas não acho que teria disposição de ler não haha
ResponderEliminarBeijos
Próxima Primavera
Fico triste quando as leituras são lentas e depois o final, que é importante, é apressado. Acho que desta vez não é muito o meu estilo de livro...
ResponderEliminarAdorei a resenha sincera, mas acho que eu não leria... porque detesto livros que desanimam na leitura. =/
ResponderEliminarBeijos. ♥
Diário da Lady
Oi, Tiago!
ResponderEliminarEu já estava iludida que seria um chick lit fofinho hahhaha
Beijos
Balaio de Babados
tens qui tido uns livrinhos interessantes...
ResponderEliminaresse livro acho que me conquistava pela capa!
beijinho
Mimi in the Mirror
A história parece ser interessante mas a forma de escrita, assim sendo, nem tanto...
ResponderEliminar--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Olá,
ResponderEliminarUma pena a narrativa ser lenta, porque eu gostaria de conhecer a obra, mas acho que vou passar... :(
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br/
Mas se você terminou não foi de todo mal, né? <3 hahaahaaha parece ser uma boa história, pena ser lenta!
ResponderEliminarmariasabetudo ❥
Quando é assim sinto imensa dificuldade em terminar, mas também não gosto de desistir! É bom saber o que achaste, este vou passar. :P
ResponderEliminarBeijinhos, The Fancy Cats
Olá,
ResponderEliminarQue pena a leitura ser arrastada.
Olhando a capa você não diz que se trata desse tema mesmo.
Bjs, boa semana!
Diário dos Livros
Siga o Instagram
Nunca tinha ouvido falar neste livro, acho que vou arriscar :)
ResponderEliminarBeijinhos,
Melissa Sousa
3 RESTAURANTES A VISITAR NO PORTO
Olá! Eu achei a capa bem interessante e pensei que fosse um chick-lit também hahaha... Por um lado é bom quando o livro nos surpreende e tem algo mais profundo do que imaginamos. O lado ruim é como nesse caso, a leitura ser lenta e arrastada. Complicado quando um livro não engrena. Talvez eu arrisque no futuro, pois gostei da premissa.
ResponderEliminarBeijos
Vivian
Saleta de Leitura
ahhh eu adorei a capa! Que pena que não foi uma leitura muito fácil, mas a premissa é boa, apesar da narrativa lenta que bom que deu pra aproveitar alguma coisa da trama!
ResponderEliminarBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Olá, tudo bem??
ResponderEliminarNão conhecia o livro... mas gostei da capa... a história parece ser bacana, mas confesso que não me senti curiosa para ler... as vezes os inicios dos livros são cansativos mesmo. Ainda bem que não desistiu. Xero!
https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/
Oi, Tiago!
ResponderEliminarPela sua descrição de ele ser um livro devagar e arrastado, já não me chamou a atenção.
Principalmente quando você diz que são páginas de descrição de coisas que poderiam ter sido feitas em apenas uma. Isso me incomoda muito e me tira o foco da leitura.
Por isso, eu não daria uma chance ao livro, mas quem sabe né? Nunca diga nunca haha
Beijinhos,
Galáxia dos Desejos
Esse é um livro maravilhoso.
ResponderEliminarÓtima resenha.
Beijos.
http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/
Oi,
ResponderEliminarApesar da leitura não ser fácil, a proposta do livro em si tem algo de interessante, então se surgisse uma oportunidade eu daria uma chance.
*bye*
Marla Almeida
http://loucaporromances.blogspot.com.br/
Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.