Livro-te: Não Se Esqueça de Paris de Deborah McKinlay


     A minha mais recente leitura que terminei ontem, foi o "Não Se Esqueça de Paris" da autora Deborah McKinlay, um livro com romance, viagem e mergulhado no mundo maravilhoso da gastronomia, pode-se dizer que é um romance delicioso.


Título em Português Resultado de imagem para bandeira brasil: Não Se Esqueça de Paris
Título Original: That Part Was True
Autor(a): Deborah McKinlay
Ano: 07/10/2016
Editora: GloboLivros

Sinopse:
    Não se esqueça de Paris – Tudo começa com uma carta.

    Eve Pethwork é uma inglesa insegura e um tanto ansiosa que está assoberbada com os preparativos para o casamento da filha. Eve tem mais de quarenta anos e vive enclausurada em sua casa, pois espaços públicos lhe provocam angústia e a interacção com outras pessoas é difícil para ela.

    Jackson Cooper é um escritor bem-sucedido que vive nos Estados Unidos. Apesar de estar sempre rodeado por pessoas, especialmente mulheres, vive em eterna crise amorosa. Enquanto tenta colocar seu relacionamento com a nova namorada nos trilhos, Jackson vive o maior bloqueio criativo de sua carreira. Sem rumo para o novo livro, começa a questionar suas escolhas e suas expectativas para o futuro.

    Vencendo sua própria timidez, Eve decide escrever uma carta para Jackson, seu autor preferido, elogiando uma cena narrada em um de seus livros. Embora esteja acostumado com o assédio das fãs, ele é atraído pelas palavras de Eve e decide responder sua mensagem. A partir daí uma troca de mensagens surge entre eles.

    A criatividade que falta a Jackson nas páginas em branco acaba sendo canalizada para a cozinha, onde passa horas preparando os mais diferentes pratos. Porém, para sua frustração, sua namorada é vegetariana e ele quase sempre é obrigado a degustar suas criações sozinho. Só que ele logo descobre que a culinária também é uma das paixões de Eve e o amor pela boa-mesa estreita ainda mais os laços entre os dois.

    Apesar da distância e de não terem aparentemente nada em comum, a curiosidade fala mais alto e Jackson decide marcar um encontro com Eve. Como vivem em continentes diferentes, ele propõe como cenário a cidade de Paris, a Meca da gastronomia e dos amantes. Eve é então colocada em xeque, sendo desafiada a vencer todos os seus medos em nome daquilo que pode ser a história de amor com a qual sempre sonhou.

    Não se esqueça de Paris mostra que todos têm uma chance de ser feliz, independente da idade, da distância e dos próprios fantasmas.
___________
 
    Eu tenho um problema sério de ansiedade e agorafobia e sabendo que a personagem Eve também sofre do mesmo, já sabia que ia gostar e sentir empatia com ela.
    Eve, vive sozinha e cada vez mais isolada porque a sua ansiedade não lhe permite estar rodeada de muitas pessoas. Não teve uma relação nada fácil com a sua mãe e acabou tendo uma relação com a filha completamente disfuncional. Depois de ler um romance do escritor Jackson Cooper e ter gostado muito de uma passagem do livro com uma analogia gastronómica, decide enviar uma carta para ele, falando sobre esse facto.
    Jackson Cooper acabou de entrar nos cinquenta anos e depois da sua relação terminar, acaba entrando numa crise de idade e com um bloqueio que o impede de escrever o seu próximo romance. Tenta compensar esse bloqueio com mulheres em relações fugazes que nunca vão a lado nenhum e com a cozinha, que se torna a sua grande paixão e o seu refúgio.
    Quando recebeu a carta de Eve, começou a trocar correspondência com ela, o que começou por ser uma troca de receitas e experiências gastronómicas, acabou por se tornar num meio de desabafo para ambos e no meio de tantas cartas, Jack propõe a Eve, encontrarem-se em Paris para desfrutar os prazeres da gula daquela bela cidade. Será Eve capaz de enfrentar o seu medo? Jack irá? Se encontrarão em Paris? A resposta pode ser surpreendente!
    Eu gostei muito desta leitura, senti uma empatia enorme por Eve, achei que ela é uma personagem muito parecida comigo, vive na ansiedade, apaixonada por cozinhar e por ler, acho que isso me descreve na perfeição.
    Não acho que seja um romance muito pretensioso, é uma história simples, muito real, com problemas e histórias muito comuns em muitas famílias. O conflito típico de uma mãe que sempre teve uma distância com a filha e que não se relacionar com a mesma e que quando ela se decide casar, a mãe começa uma reflexão sobre essas questões. E as crises de idade, onde nos perguntamos muitas vezes o que estamos a fazer na vida e qual será o melhor caminho para seguir.
    E o final... ❤️

Boas leituras!


Share:

0 comentários

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.