Livro-te: Chama-Me pelo Teu Nome de André Aciman (Opinião)


    Este era talvez dos lançamentos mais aguardados por mim, desde que soube da adaptação ao cinema que tinha muita curiosidade em conhecer esta história e fiquei muito feliz que a editora Clube do Autor decidiu lançar a versão portuguesa, "Chama-Me pelo Teu Nome" do autor André Aciman foi a minha mais recente leitura, uma história que está entre as categorias young adult e new adult, um romance lgbt que tem o sul da Itália como pano de fundo.



Título em Portugal: Chama-Me pelo Teu Nome
Título Original: Call Me By Your Name
Autor: André Aciman
Nº de Páginas: 284
Lançamento: 06/2018
Editora: Clube do Autor

Sinopse:
Chama-me pelo Teu Nome é um romance arrebatador sobre o desejo e a experiência da atração. Uma das grandes histórias de amor do nosso tempo, narrada de forma inteligente e imprevisível.

Na idílica Riviera italiana nasce um romance intenso entre um rapaz de dezassete anos e o convidado dos pais, um estudante universitário que irá passar com eles umas semanas no verão.

A mansão sobre as falésias é povoada por um conjunto de personagens excêntricas, com um gosto especial pela boa vida. Mas nenhum dos jovens está preparado para as consequências da atracção, que, durante essas apaixonadas semanas de calor, mar e vinho, faz crescer entre eles o fascínio e o desejo, sentimentos que não conseguem suprimir, apesar de todas as proibições e dos perigos.

Divididos entre o receio das consequências e o fascínio que não conseguem esconder, avançam e recuam movidos pela curiosidade, o desejo, a obsessão e o medo, até se deixarem levar por uma paixão arrebatadora e descobrirem uma intimidade rara que temem nunca mais encontrar.

Chama-me pelo Teu Nome não é só uma história intemporal, é também uma análise franca, bela e dura sobre a paixão - como agimos, pensamos e sentimos. Uma elegia ao amor e um livro inesquecível.
____________________________________________________________________________


    Começar por dizer que esperei ler primeiro o livro para depois assistir o filme, estava com muitas expectativas e confesso que não foram correspondidas na totalidade.

    Este livro traz-nos a história de Élio, um jovem de 17 anos que vive no sul de Itália, os seus pais costumam ter um género de programa em que hospedam uma pessoa durante o verão e em troca o pai (que é professor) ajuda essa pessoa com os seus manuscritos. O novo hospede chama-se Oliver, um jovem professor americano de 24 anos e antes mesmo de o conhecer, já Élio o tinha escolhido através de uma fotografia para ser o próximo, algo naquele rapaz inquietava o seu ser, mas foi quando o conheceu pessoalmente que o seu mundo acabaria por dar uma reviravolta.

    A paixão, o desejo, a obsessão de Élio é fruto da descoberta da sua sexualidade, de quem ele é, a confusão, a dúvida típica da idade faz com que não só esse desejo ardente pelo Oliver seja visível, como o seu envolvimento com Marzia parece uma forma de colocar tudo a descoberto, explorar o seu prazer.

    Resta saber se Élio será correspondido, se os sentimentos de Oliver se assemelham aos seus e caso isso aconteça, como será o futuro daquela relação... Desta descoberta e aventura somos presenteados com vários momentos deliciosos outros bastante perturbadores.

    Esta história é-nos contada quase em jeito de diário, a escrita quase nos transporta para os olhos de Élio, conseguimos observar tudo através da sua experiência e isso é bom porque trouxe à escrita uma grande intensidade, a percepção dos seus sentimentos, o seu desejo, a sua confusão... nós conseguimos sentir a cada palavra.

    Um dos pontos que eu acho que o autor pecou foi pelo excesso de intensidade de Élio, quase como se tivéssemos a ler os seus pensamentos a toda a hora, a leitura não foi tão fluída porque houve muito pouco diálogo com Oliver, na verdade deixou-me com bastante pena não conseguir conhecer mais desse personagem, o pouco que se conhece é fruto da observação de Élio.

    Além do ponto anterior negativo, também tenho que realçar que o final foi para mim muito decepcionante e mesmo frustrante, não sou o maior fã de finais em aberto, gosto de uma boa conclusão, mesmo que ela não me agrade, o que não acontece neste livro e essa foi a grande diferença que eu senti em relação ao filme, este foi dos poucos casos que gostei um pouco mais do filme e foi exactamente por causa do final, porque o filme tem um final que é definitivo, bom ou mau, é definitivo, não deixa nada em aberto.

    Uma coisa é certa, gostando ou não desta leitura, é um livro que não deixa ninguém indiferente, tem muita coisa boa, outras questões podem ser meramente um gosto pessoal. Fico bastante satisfeito que haja editoras a pegarem em livros com temáticas lgbt, acho muito importante porque a oferta não é muita, sobretudo em Portugal.

    É uma leitura que não é muito massuda, apesar de como referi a cima, podia ser mais fluída, é uma boa leitura e aconselho depois a assistirem o filme, porque é definitivamente uma boa adaptação.



Boas leituras! =)

Share:

22 comentários

  1. Oi Tiago, tudo bem?
    Eu curti bastante esse livro, inclusive tem resenha dele lá no meu blog
    Blog Entrelinhas

    ResponderEliminar
  2. Já ouvi falar muito desse livro, mas nunca o li! :)

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Oi, moço!
    Já ouvi falar muito nesse livro, só ainda não tinha parado pra ler realmente algo mais aprofundado dele.
    Suas considerações negativas são algo que também me incomoda muito, isso me deixou com pé atrás, mas mesmo assim penso em dar uma chance pra ele.
    Adorei a resenha!

    Mil beijos :*
    Sankas Books

    ResponderEliminar
  4. Quero tanto ler este livro! E enquanto não o fizer, o filme continuará à espera :)
    Pena esses aspetos negativos, mas a história tem mesmo tudo para resultar

    ResponderEliminar
  5. Primeiramente : Que post!!!

    Eu amei a resenha e o enredo a mesma coisa, amo esse tipo de livros mas assim como você disse, execesso de sentimento narrados pelo escritor acaba encomodando, tirando a oportunidade do leitor imaginar ou até mesmo sentir

    http://dosedeestrela.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Eu quero muito ler este livro, mas como não me cheira que o vá adquirir tão rapidamente, acho que vou ver o filme haha

    https://mundodablue.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Oi, Tiago! Tudo bom?
    Ainda não me apareceu um feel exato pra ler essa obra. Tenho muita curiosidade, sim, mas tô num momento muito de leituras de Fantasia e Scifi e prefiro guardar pra quando dramas do cotidiano aparecerem na minha mente.
    Excelente resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderEliminar
  8. Oii Tiago

    Só essa ambientação maravilhosa do sul da Itália ja deixa meu coração aquecido, amo! Pena que o autor pecou no escesso de intensidade ao personagem, ainda assim se nota que é uma leitura que vale a pena pra quem curte dramas e um bom romance. De momento ando numa vibe tão fantasia/distopia/thriller que não sei se esse livro me prenderia, mas é uma opção legal sempre pra quando buscar uma leitura fora do que sempre costumo ler ultimamente.

    Beijo

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderEliminar
  9. Ainda nao conhecia, no entanto como não sou lá grande fã de romances, não me atraí muito, mas o filme até quero ver se o vejo.
    beijinhoo
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  10. Apesar dos pontos negativos, é um livro que ainda quero ler!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  11. Oi, Thiago
    Eu não li o livro, só vi o filme mas não curti muito por causa do fator francês. Eles deixam a história bem mais monótona e chata do que ela realmente precisa ser, e por isso não quis ler o livro, mas vi tantos comentários bons que acho que vou ler.
    Beijo
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderEliminar
  12. Não conhecia nem o livro, nem o filme. Mas pela sinopse não é o género de livro que eu agarro para ler. No entanto concordo contigo sobre a questão das editoras estarem finalmente a abordar mais temas que incluam todas as pessoas.

    Beijinhos,
    Yellow Rain

    ResponderEliminar
  13. Olá, Tiago.
    Esse livro fez bastante sucesso por aqui. Mas não me deu vontade de ler ele. E agora sabendo desse final aberto, ainda bem que não li porque não gosto.

    Prefácio

    ResponderEliminar
  14. eu já ouvi tanto sobre este livro que acho que já não me chama tanto à atenção ihih ( eu sou um pouco o oposto em ALGUNS livros , quanto mais conhecidos menos me dá vontade de ler ) , mas dizem maravilhas dele e do filme então ainda mais :D

    Pode ser que um dia quando já não falarem tanto dele eu o leia ihih :p
    O Olhar da Marina

    ResponderEliminar
  15. Nunca tinha ouvido falar do livro, mas vou tomar nota!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  16. Oi, Tiago!
    Não li e nem assistir o filme. Estava bem animada com algumas resenhas que vi, mas aos poucos fui vendo algumas críticas que me fizeram perder o interesse. Ainda quero ver o filme, mas não sei se vou ler o livro, não.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderEliminar
  17. Fiquei com muita vontade de o ler!!
    Boa sugestão, beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  18. Já ando há que tempos para ler este livro *.* Parece mesmo fantástico e, como dizes, sendo uma leitura leve, sabe sempre bem :D
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  19. Não li o livro, mas vi o filme. Tive de o ver duas vezes, pois à primeira achei-o um bocadinho parado, mas acabei por gostar muito.
    O cenário está todo incrível, a Natureza sempre muito presente, a banda sonora, os atores. E aborda um tema importante e um tanto (muito, às vezes) complicado, que é a descoberta da sexualidade. Acho que é um ótimo filme e talvez um dia leia o livro :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Adorei o filme.Fiquei com os olhos inchados de tanto chorar, mas toda a gente devia ver este filme e/ou ler este livro _Telma.

    ResponderEliminar

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.