Livro-te: Amor, Ponto e Vírgula de Andrew Nicoll


    "Amor, Ponto e Vírgula" é o romance de estreia do autor Andrew Nicoll, incrivelmente bem escrito que por mim só peca por algum excesso nas palavras, na descrição, tornando uma leitura um pouco pesada, daquelas leituras perfeitas para a altura do inverno em que se lê mais devagar ao som da chuva a cair, foi o meu caso.
    A história é narrada pela antiga santa padroeira da cidade de Ponto, Santa Walpurnia, uma virgem feia, barbuda e mártir, que omnisciente e omnipresente nos entrega a bonita história de amor do Presidente da Câmara de Ponto, Tibo Krovic e da sua bela secretária Agathe Stopak. Um amor que começa por ser platónico, Tibo ama Agathe à distancia, em cada batida do salto alto dela, cada respiração que consegue ouvir através do seu escritório, quando olha para ela é como se estivesse em casa.
    Agathe é casada e vive numa relação que pouco a pouco vai tornando-se tóxica, com a agressividade do seu marido, que por não ter trabalho chega a casa embriagado e desconta nela.
    Todos os dias, Tibo, a namora à distância sem que Agathe se aperceba, até que ela começa a ver os sinais e descobre que há muito que não se sente amada e que o sentimentos pode ser mútuo.
    Ambos se amam nos silêncios do seu quotidiano, pequenos avanços tímidos são dados por ambos e os momentos de flirt que vão acontecendo fazem-nos sorrir e até mesmo suspirar, passeios pelo parque e até a simples ida ao café podem ser momentos muito românticos.
    Numa noite algo de terrível acontece e tudo muda, será o momento em que tudo se irá decidir e o final que nos espera traz-nos diversas emoções e algumas reviravoltas. Será o amor de Tibo e Agathe capaz de resistir a todas as adversidades? Um crime pode ditar o fim de tudo?
    Ainda há um pormenor na história capaz de nos deixar intrigados, os fantasmas do teatro, quem eram? Qual a razão da sua aparição? Há todo um mistério em volta deles e da Mamma Cesare que nos obriga a interpretar, cada um à sua maneira, qual o seu verdadeiro sentido.
    Também fica envolto num mistério a localização desta história, a única coisa que nos é dita é "país indeterminado, constituído por várias ilhas algures no Mar Báltico".  
Boas leituras,
Mrs. Margot

Share:

0 comentários

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.