O desamor, a solidão e o fim da linha


    No meio do desamor eu aprendi o que era amar, o que era sentir um amor incondicional e depois de saber amar dessa maneira, apercebi-me de que nem toda a gente que me rodeia aprendeu ou sabe sequer o que é esse sentimento, ou pelo menos amar dessa maneira tão intensa e completa, sinceramente nem sei se algum dia saberão. Por isso se costuma dizer que a ignorância é uma bênção, porque o é verdadeiramente, de que serve decifrarmos todo o significado do Amor, se depois olhamos à nossa volta e estamos completamente sozinhos nesse caminho, não há reciprocidade, é completamente unilateral.


    Crescemos a ouvir que o amor incondicional é o melhor que nos pode acontecer, é o supremo sentir, é a felicidade num todo e esquecem-se de avisar que é preciso duas pessoas para remar esse barco, quando esse sentimento avassalador é só de uma parte, o abismo é um poço sem fundo, é um vazio que nunca é preenchido, uma incerteza constante, a insegurança do ser e do sentir, uma angústia dolorosa sem fim... Há clichés que são certeiros e um deles, é que a felicidade passa por "amar e ser amado", quando uma pessoa não é amada incondicionalmente de volta, na minha opinião, nunca pode ser verdadeiramente feliz, esse amor unilateral que sentimos pelo outro vai nos corroendo por dentro, deixando cicatrizes e faz-nos ir desacreditando cada vez mais na magia, no sonho e no futuro.


    Tornamo-nos cada vez menos hipócritas, mais pragmáticos, há quem considere frieza, na verdade é só uma forma de nos protegermos, a solidão passa a ser por nós aceite, convivemos bem com ela e passamos a estar tão confortavelmente nela que preferimos por vezes estar sós, a ter companhia. Quanto mais o tempo passa mais vamos tendo a perceção que há a tendência para sermos solitários, caminhar sozinho e deixar este mundo da mesma maneira, somos caminhantes que estão só de passagem.


Tiago Marques,

Mrs. Margot


Share:

4 comentários

  1. O teu texto é bastante interessante. O amor quando não é correspondido é um vazio que nos fica. Força rapaz, para a frente é o caminho!:)
    -
    Morre lentamente ...

    -
    Beijos, e uma excelente noite.

    ResponderEliminar
  2. Amei seu texto, acho que amamos e o amor da forma incondicional hoje em dia existe mais de mãe para filho. E com o passar dos anos o tipo de amor vai mudando de pessoa para pessoa e o maravilhoso disso tudo é o poder que temos de nos renovar, de apreciar, errar e acertar.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Olá. Este texto parece vindo de uma enorme mágoa e, como muitas mágoas, talvez esta possa ser passageira. Na verdade há momentos na vida em que nos sentimos perdidos mas mais à frente encontraremos o caminho. O que não podemos é ficar parados, pelo menos não além do tempo necessário para nos auto regenerar. A partir daí... é seguir em frente.

    Desejo que fiques bem.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o que dizes.. o amor unilateral não serve para nada! Que esse desamor dê forças para aliviar o peso no coração e dar sossego à alma. Força!
    Beijinho

    https://sosweetgirlythings.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.