Desert Flower (Filme & Livro)

   Não aconteceu muitas vezes na minha vida, mas sabem aquele impulso de ir ver um filme que não conhecem nada sobre ele, nem trailer viram, mas que tiveram aquele feeling de que ia valer a pena?        Foi assim que descobri o "Desert Flower" (Flor do Deserto) em 2009, tinha passado pelo El Corte Inglés e nunca tinha ido lá ao cinema, vi o cartaz do filme e decidi ir vê-lo e sinceramente não consigo perceber como este filme passou tão despercebido, muitas pessoas deviam conhecê-lo, a sua história é arrebatadora.
   A Flor do Deserto conta a história verídica da top model Waris Dirie, o filme foi baseado no livro autobiográfico da mesma e exactamente com o mesmo nome do filme.
 

  Waris, interpretado pela modelo Liya Kebede foi uma guerreira, sobreviveu no deserto depois de ter sido vendida para casar aos 13 anos, decide fugir dos braços dos seus pais pelo deserto, sofrendo tentativas de violação e rejeitada pela restante família, uma familiar ajuda-a a ir para Inglaterra para trabalhar numa embaixada como empregada doméstica.
  Depois de ficar sem trabalho, vê-se num país onde pouco conhece a língua e nem imagina o choque cultural, conhece uma rapariga e através dessa amizade percebe que o facto de ter sido mutilada na zona genital aos 3 anos nada tinha de normal, apesar dos diversos obstáculos que continuaram aparecer na sua vida torna-se uma top model de sucesso e mais tarde embaixadora das nações unidas no combate à mutilação genital feminina.
   Escusado será dizer que eu estive num pranto de lágrimas em algumas partes do filme, é uma história muito forte e o livro é igualmente forte e complementa muitas coisas que não puderam aparecer no filme. É um murro no estômago como o Precious que já partilhei aqui, confesso que já o vi duas vezes e no momento em que ela vai ser excisada eu não consigo abrir os olhos, fecho-os e as lágrimas caem abundantemente ao ouvir os gritos daquela criança.


Liya Kebede e Waris Dirie


Liya Kebede e Waris Dirie na campanha da H&M,

Recomendo muito que vejam e partilhem!
Miss Margot

Share:

1 comentários

  1. *--* ansiosa para ler!

    Saudade das dicas desse blog que é incrível!

    Bjão! Sucesso Sempre!

    ResponderEliminar

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.