2019, annus horribilis


    O ano de 2019 foi dos piores anos da minha vida, não que 2018 tenha sido uma maravilha, mas este ano recorrente conseguiu suplantar...

    Sem dúvida que este foi o ano que mais me desafiou a enfrentar a minha ansiedade, a minha agorafobia, fui obrigado pela vida, como se tivesse sido jogado numa arena repleta de leões e depois dissessem "agora desenrasca-te!" e fui-me desenrascando, superando cada obstáculo, tornando-me cada vez mais capaz, corajoso, independente, conquistando coisas que queria e desbravando todos os caminhos sozinho.


    E é aí que reina a questão, poderia ter sido tudo só superação se não tivesse sido feito em cima de um grande sofrimento, os momentos maus superaram os positivos, foi o ano que mais me senti sozinho, tive que enfrentar tudo, sofri muito e tive que ir buscar forças, sabe-se lá onde para aguentar cada dia, foi mesmo viver um dia de cada vez sem saber se ia aguentar toda a pressão que a minha cabeça sentia... Por vezes colocar um piloto automático, outras vezes não conseguir e ir-me abaixo, desiludi-me, chorei muito este ano... Bati no fundo do poço várias vezes e sinceramente não sei como consegui aguentar cada embate, porque foi duro, continua a ser duro... 2019 não vai dar nenhuma abevia até ao último dia...

    Assim, 2019 não vai deixar saudades nenhumas... Só quero que acabe! E que o ano que se segue me torne uma pessoa cada vez mais independente, que a minha força nunca se acabe e que consiga superar tudo, os bons momentos superem os menos bons. Tenho que me colocar em primeiro lugar umas 10 vezes antes de pensar em qualquer outra pessoa, deixar de sacrificar a minha vida e planos por outros, exigir o respeito dos outros e ir atrás dos meus planos, projectos, conteúdos, nem que o tenha que fazer sozinho. Ser mais eu, por mim.

    Adorava estar cheio de esperanças num ano novo, mas sinceramente já não espero nada... O que só desejo é que não seja tão mau quanto este e vou fazer por isso.

    Esta é a minha última publicação do ano... Não vou fazer os balanços que costumo fazer porque estou mesmo sem espírito.

Desejo-vos do fundo do coração,
um 2020 repleto de felicidade.
Tiago Marques

Share:

10 comentários

  1. Junto-me a ti... que venha um 2020 mais meiguinho para nós...
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  2. Pues a por el 2020 que seguro va a mejor
    Feliz Navidad

    ResponderEliminar
  3. O facto de conseguires aguentar cada embate só demonstra que tens mais força do que imaginas. Espero, de coração, que 2020 te traga muita luz e tranquilidade.

    ResponderEliminar
  4. Olha querido Tiago, para mim, o ano foi um misto. Mas penso sempre em quem está pior. É nisso que vou buscar forças.
    És um jovem, certamente aplicado e dedicado pelo que leio de ti. "Que se desvaloriza para valorizar os outros"... Nunca te desvalorizes nem te diminuas por ninguém! Mereces ser feliz. Sei do que falo, porque ajudei uma sobrinha a deixar o psicanalista e ajudei a minha filha no verão passado a superar uma depressão quase profunda.
    O Apoio familiar é muito importante. O dos Amigos verdadeiros também...Desejo-te o melhor do mundo. Desejo que realizes todos os teus projectos profissionais tais como os teus sonhos...SÊ FELIZ, MUITO FELIZ!

    -
    Para uma visitinha rápida desejando continuação de festas felizes, extensivo a todos, sem excepção.
    -
    Tempo nefasto...
    Beijos e uma noite feliz.

    ResponderEliminar
  5. Só espero que o novo ano te traga muitas coisas boas para a tua vida e nunca desistas dos teus sonhos
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. 2020 vai ser um ano melhor, de certeza :D

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  7. Por cá 2019 também não foi o melhor ano de sempre, mas a verdade, embora soe cliché, é que saímos de cada queda mais fortes. Ainda que cansados, saímos mais corajosos!
    Mesmo que 2019 não te tenha sorrido, acredito que retires dele coisas boas, foca-te nessas <3
    Espero, de coração, que 2020 te traga muito amor e tranquilidade ao coração. Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Tiago, entristece-me imenso ler esta tua publicação, mas resta-me apenas desejar que o teu ano de 2020 seja melhor que este de 2019. Certamente vai ser...

    ResponderEliminar
  9. Oi Tiago, tudo bem?
    Que 2020 seja um ano melhor pra você, que tenha muito sucesso!
    Blog Entrelinhas

    ResponderEliminar
  10. 2019 não foi o ano de muita gente, infelizmente! Que venha um 2020 cheio de coisas boas!

    https://blogda-joana.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.