Livro-te: Novidades - Setembro - Dom Quixote


    Fiquem a conhecer as novidades da editora Dom Quixote para este mês de Setembro e algumas novidades já para o mês de Outubro.


50 Marcos da História que precisa mesmo de saber, de Ian Crofton
(Dom Quixote, 1 de Setembro)

Novo título, o oitavo editado em Portugal, de uma das Colecções internacionais de não-ficção mais bem sucedidas da última década. A Dom Quixote já lançou 50 Ideias de Matemática, Física, Psicologia, Arquitectura, Genética, Economia e Filosofia. Este é um livro fidedigno e estimulante que resume os acontecimentos cruciais através de todos os continentes e épocas, desde os primórdios da agricultura há dez mil anos até aos ataques às Torres Gémeas em 11 de Setembro de 2001. Ian Crofton, autor de vários livros de história popular, usa o seu estilo vivo para narrar uma série de temas que vão do antigo Egito à China moderna, dos vikings e dos mongóis à Revolução Francesa e à Guerra Fria. Cada capítulo é acompanhado por uma linha do tempo detalhada de datas e acontecimentos, e condimentado com citações contemporâneas selecionadas de figuras tão diversas como Aristóteles, Saladino, Cristóvão Colombo, Galileu, Thomas Jefferson, Mary Wollstonecraft, Lincoln e Winston Churchill.

O Islão e o Ocidente, a Grande Discórdia, de Jaime Nogueira Pinto (Dom Quixote, 4 de Setembro)
 
A quinta edição de O Islão e Ocidente, a Grande Discórdia, de Jaime Nogueira Pinto, inclui um novo prefácio escrito com base nos mais recentes acontecimentos. "Se o fantasma continuar a pairar sobre as nossas cidades, o que fazer? O recurso ao terror é, às vezes, uma forma de legitimar, em nome de uma causa, instintos de violência assassina, essa misteriosa sede de destruição que habita algumas criaturas de Deus e que o ressentimento aviva. Todas estas acções causam uma psicose de risco e de insegurança, criando o clima que leva ao estado de excepção mas geram também, na normalidade do perigo, um espírito de resistência e de coragem que é a única defesa de uma sociedade ameaçada por este tipo de agressão."



Abril e Outras Transições, de José Cutileiro (Dom Quixote, 12 de Setembro)
 
Uma mistura entre livro de memórias e reflexão sobre o país e o mundo, Abril e Outras Transições marca o regresso de José Cutileiro ao mundo literário. No seu estilo inconfundível, o articulista decano do Expresso fala das suas origens e família, da sua juventude passada entre o Alentejo e Lisboa durante o Estado Novo, dos seus estudos em Oxford e da vida de escritor e de diplomata ao mais alto nível durante cerca de vinte anos.







História Íntima da Humanidade, de Theodore Zeldin (Texto, 12 de Setembro)
 
A história das emoções humanas contada em livro. Esta célebre investigação das relações humanas explica como as pessoas do presente e do passado têm escapado à solidão, ao medo, à falta de sentido da vida; como encontram novas paixões e aventuras e como podem evitar serem prisioneiras das suas memórias e erros. “Como homens e mulheres aprenderam a ter conversas interessantes”, “Como o respeito se tornou mais desejável que o poder”, “Como os seres humanos se tornaram hospitaleiros” são alguns dos títulos dos capítulos de uma obra que faz um resumo histórico/cultural da intimidade partindo sempre de pessoas comuns que o autor entrevistou.




Homens Sem Mulheres, de Haruki Murakami (Casa das Letras, 19 de Setembro)
 
O que têm em comum os Beatles, Hemingway, François Truffaut, Woody Allen, Tchékhov, um rapaz chamado Gregor Samsa, um médico doente de amor e o dono de um bar de jazz? Haruki Murakami, pois claro. São sete os contos que dão forma ao mais recente livro editado em Portugal. Sete homens desencantados e a contas com a solidão. Sete histórias de mágoa e luto que desafiam os lugares-comuns sobre o amor. Sete maneiras de traduzir a mesma melancolia, enquanto lá fora «a chuva continua a cair, provocando no mundo inteiro um interminável calafrio». Mas não se deixem enganar: este livro está repleto de mulheres: desejadas, sonhadas, traídas, ouvidas, invocadas, incompreendidas, sobrevalorizadas, eternamente amadas e perdidas para sempre. 



Pelo Mundo Fora, de Diana Pereira (Casa das Letras, 19 de Setembro)
 
A cozinha, os cheiros e os sabores que a modelo partilha em casa com os dois filhos. Uma viagem pela China, Porto Rico, Índia, México, Turquia, EUA, Tailândia, Marrocos, Japão, Angola, Brasil, Rússia e Líbano. Livro de receitas recolhidas nas viagens realizadas, processo que constituiu em si mesmo uma viagem pelas memórias familiares. “Este livro tem, também, um outro conjunto de memórias associadas. As entradas, sopas, pratos e sobremesas que escolhi são também o resultado dos nossos momentos em família e à mesa”.




Vinhos de Portugal 2018, de João Paulo Martins (Oficina do Livro, 19 de Setembro)
Depois de um ano de interregno, Vinhos de Portugal, o mais respeitado e antigo guia de vinhos do país está de volta com o seu 23.º livro. Nesta obra, poderá encontrar a análise de vinhos de todas as regiões, devidamente assinalados com classificações e notas de prova, assim como uma criteriosa selecção dos melhores vinhos do ano – e, ainda, um capítulo dedicado aos vinhos que custam entre 4 e 10 euros e que custam menos de quatros euros. Para facilitar a sua escolha, o livro inclui um guia de bolso destacável com uma selecção rápida de alguns vinhos. Tudo o que precisa de saber está nestas páginas.


OUTUBRO:

Modelos de Negócios para Equipas, de Tim Clarke e Bruce Hazen (Dom Quixote)
Saiba como a sua organização realmente funciona e o lugar de cada um nela. A maior parte dos líderes confia nas comunicações verbais e escritas. Mas essa é uma técnica ultrapassada no mundo de sistemas do nosso tempo. Em vez dessa abordagem, este livro mostra-lhe como a sua equipa realmente funciona e como cada elemento se encaixa nos objectivos traçados. Permite que cada um reconheça o que é preciso fazer em cada momento – sem precisar de perguntar. Modelos de Negócio para Equipas utiliza o mesmo tipo de ferramentas e ilustrações de Criar Modelos de Negócio e de Modelo de Negócio Eu tão populares e bem-sucedidos em todo o mundo. De facto, este livro pode ser a última ferramenta de trabalho de equipa de que alguma de equipa de que alguma vez precisará.

Luta Armada, de Isabel do Carmo
As Brigadas Revolucionárias, a ARA e a LUAR contadas pelos próprios protagonistas. E os dias de fúria da Europa rebelde da segunda metade do século xx.
Isabel do Carmo fundou e liderou o Partido Revolucionário do Proletariado e as Brigadas Revolucionárias (PRP-BR). Em Luta Armada conta pela primeira vez esses anos passados na clandestinidade a combater o Estado Novo. Também revela a actuação da LUAR e da ARA, as duas outras organizações armadas portuguesas activas à época. Entrevista Carlos Antunes, Camilo Mortágua, Raimundo Narciso e inclui um testemunho de Maria Machado. Finalmente, reflecte sobre os movimentos similares na Europa e nos Estados Unidos nas décadas de 1960 e 1970, durante «os dias de fúria da Europa Rebelde», e as suas derivas e evoluções até à actualidade.

A Tragédia de Um Povo, A Revolução Russa 1891 – 1924 , Edição do centésimo aniversário, de Orlando Figes
Considerado o estudo mais abrangente sobre a Revolução Russa, começa por traçar um panorama da sociedade russa, desde o mundo recluso dos czares à vida brutal das massas no campo, para depois acompanhar o percurso de trabalhadores, soldados, intelectuais e camponeses à medida que o seu mundo é consumido pela revolução e degenera em violência e ditadura. Baseado em vasta pesquisa histórica, o historiador britânico demonstra acima de tudo que a revolução foi uma experiência chocante para quem a viveu, e conta com clareza e persuasão a forma e as razões de assim ter sido. Ilustrado com dezenas de fotografias e incluindo um prefácio à edição do centésimo aniversário onde é abordado a questão do legado da revolução. A Tragédia de Um Povo recebeu o Wolfson Prize, o NCR Book Award, o W.H. Smith Literary Award, o Longman/History Today Book Prize e o Los Angeles Times Book Prize.

Antologia do Pensamento Geopolítico e Filosófico Russo, do José Milhazes e João Domingues.
“Esta antologia necessária em língua portuguesa tem o mérito de nos ensinar a ver a Rússia com mais nitidez”, escreve Jaima Gama no prefácio. “O que é a perspectiva dos que se enfrentaram com a Rússia num seu projecto de progressivo controle territorial está abundantemente testemunhado. O que é a súmula das posições russas sobre o seu próprio projecto encontra também abundantes elementos de prova, sejam eles de natureza militar, diplomática ou histórica. Alargar essa perspectiva às dimensões culturais, literárias e religiosas, numa antologia de síntese sobre o espírito e a ambição russas é o propósito desta colectânea crítica, e bem ilustrada, a que se abalançaram José Milhazes e João Domingues.”

Boas compras e boas leituras! =)

Share:

12 comentários

  1. Adoraria ler esse livro do Haruki Murakami. Quero ler um livro dele há imenso tempo!

    ResponderEliminar
  2. Muito bem! Todos me parecem bastante interessantes, todos tipos de leituras diferentes mas todos interessantes :)

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  3. parecem bastante interessantes, tenho ali alguns para ler! só depois vou comprar outros :)

    beijinho
    http://mimiinthemirror.com/

    ResponderEliminar
  4. Todos me parecem interessantes! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Olá, tudo bem? Hum, você é de Portugal? Que bacana! Gostei de conhecer a editora e os lançamentos do mês! :)

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  6. Boas sugestões, haja tempo para ler...
    xoxo

    marisascloset.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Gostei do livro de receitas do mundo da Diana Pereira, nem fazia ideia que tinha lançado um livro!
    https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Olá!
    Fiquei com vontade de ler Homens sem mulheres.
    Beijos
    5 O'clock Tea

    ResponderEliminar
  9. Alguns parecem super interessantes!
    Beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  10. Oi Tiago!
    Já li muitas críticas positivas dos livros do Haruki Murakami, tenho vontade de conhecer!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderEliminar
  11. quero imenso ler Haruki Murakami (:

    http://arrblogs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.