A Milhas: Comer em Cracóvia (Parte 2)



    Nesta publicação em jeito de continuação da publicação A milhas: Conhecer Cracóvia (parte 1) vou falar dos sítios que escolhi para fazer as refeições em Cracóvia e algumas das iguarias tradicionais que fui experimentando.

    Nestes últimos anos antes de viajar escolho antecipadamente os restaurantes e pastelarias, para traçar os trajectos dos locais que quero visitar com os locais para comer perto de cada zona, tem corrido muito bem e ajuda-me a não perder tempo, sobretudo em viagens de 3/4 dias em que o tempo é essencial. Escolher espaços locais e não as cadeias fastfood foi das melhores coisas que passei a fazer, apesar de por desenrasque ter sido o nosso primeiro jantar em Cracóvia porque chegámos muito tarde. Como já tinha referido na publicação anterior, as coisas são relativamente baratas, porque a moeda polaca não vale tanto como o euro, logo a comida também é muito em conta.

    Antes de ir de viagem também pesquisei sobre os pratos e produtos tradicionais para poder provar, não tive tempo para provar todos (nem de perto), mas provei alguns, o que vocês vão encontrar em diversos restaurantes (quase todos) são a zurek soup - uma sopa com salsicha e ovo (pode ser servida também dentro de um pão), eu provei no restaurante Pod Wawelen mas era péssima e não correspondia ao que tinha visto, mas vi noutros restaurantes com muito bom aspecto e encontram também pierogis em todo o lado, eu comi nos 3 restaurantes, esta iguaria é um género de dumplin recheado.

    Pod Wawelen
    Este foi sem dúvida a pior escolha que fiz, a única que correu mal, era dos espaços mais avaliados, mais populares no TripAdvisor, fica de frente ao Castelo Real de Wawel e quando cheguei lá e vi espaço cheio e com fila, achei que teria tudo para correr bem, mas não, a sopa era gordurosa, os pierogis pareciam raviolis recheados com knorr, o meu bife não tinha sabor nenhum e o black angus dele parecia ter sido mastigado, não sabia bem e as batatas eram pré-fritas. Uma desilusão.
    Acho que a avaliação e a popularidade deve ser por também ser um pub e servirem canecões de cerveja de litro. Desaconselho como restaurante, foi o sítio onde pagámos mais e não valeu o preço.



    Szalone Widelce
   Este é um espaço moderno, bonito, com um staff simpático e foi uma refeição muito agradável.
    Começou com um paté de frango muito saboroso, uns pierogis com um queijo doce que eu AMEI, eram doces na medida certa e era capaz de comer aquilo todos os dias.
    Pedimos também tártaro de carne mas de facto não somos muito fãs, portanto não posso avaliar se era bom.
    Eu pedi para prato principal um peru recheado com espinafres num molho maravilhoso de natas, com gnocchi de batata com manteiga de ervas que estavam um pouco borracha mas eram agradáveis e o peru estava delicioso.
    Ele pediu um género de strogonoff com puré de batata e gostou de tudo.




    Pizzeria Rocula
    Para além dos restaurantes que escolho, levo sempre uns "suplentes" caso aconteça alguma coisa, nós éramos para ter ido ao "Ogniem i Mieczem" um típico polaco, mas estávamos cansados e fomos a este que eu tinha como suplente e era mais próximo do hotel, se forem a Cracóvia experimentem o outro e contem-me a experiência, espero voltar uma próxima e ir a esse.
    A experiência nesta pizzeria foi tão prazerosa, foi a refeição mais em conta que fizemos, começámos por pedir umas limonadas que confesso não eram nada de especial, muito aguadas, tirando isso, pedimos de entrada uns pierogis recheados com pato e maçã que eram simplesmente DIVINOS e umas bruschettas de presunto que cumpriram o esperado.
    Já não me recordo o nome dos nossos pratos de massa, mas eram ambos maravilhosos, provámos o prato um do outro e eram ambos ricos em sabor, muito bem confeccionados, ideal para fãs de pasta (como eu).
    Aqui também encontram a tal zurek soup e com um aspecto maravilhoso.



    Zapiekanka
    Esta é uma das iguarias tradicionais, encontram por toda a cidade mas dizem que as melhores são as do Bairro Judeu e então fomos lá experimentar, numa praceta com um pequeno mercado e uns quiosques que vendem "zapiekanka", que é um género de pizza mas numa baguete larga.
    É barata, pagámos uns 3€ e pouco e ela é enorme, é tradicional colocar cebolinho por cima mas esqueci-me, elas são ideias para um almoço, se quiserem para um brunch ou lanche podem pedir metade, esta era de frango e cogumelos com molho de manjericão, uma verdadeira delícia, simplesmente adorei.


   
  Oscypek
    Esta é outra iguaria tradicional, é um pastel de queijo de ovelha não pasteurizado e salgado que é feito na região das montanhas, que se encontra nos mercados que existe nas pracetas como mostro na imagem de capa deste post, nesses mercados encontram outras iguarias semelhantes e outras tradicionais como as salsichas (kiel basa).
    Nós não gostámos mas também não gostamos de queijo de ovelha, comprámos só mesmo por curiosidade, para provar, para quem gosta deste tipo de queijo é provável que goste, ele é bem intenso. 



    Chimney Cake Bakery
    Neste país em semelhança a muitos outros também têm uma iguaria tradicional que é uma massa frita com açúcar e canela, a lembrar os cinnamon rolls...
    Neste espaço que fica num belo jardim têm essas tradicionais e depois têm versões, esta que pedi era um cone de massa com um gelado (que sabia a sundae do mac, uma delícia) com morangos e nutella, para virem comer isto têm que estar com muita fome porque é super bem recheado, não só tem no fundo deste "copo" de massa nutella e morangos, como tem muito gelado MESMO! Mas é uma verdadeira delícia! E a massa é doutro mundo, gostei bastante!


    Stara Paczkarnia
    "Paczki" é outra iguaria tradicional, é um género de bola de berlim, recheada com doce de framboesa ou rosas e um creme amarelo de baunilha ou pasteleiro.
    Comi um no Gorace Paczki, mas os meus favoritos foram os deste espaço, que fica próximo ao espaço que referi a cima, os paczki são aqueles primeiros na primeira prateleira e eram deliciosos, gostei muito. 
    Encontram alguns pela cidade e claro com opções e combinações diferentes, nós comemos mesmo os tradicionais com doce de framboesa e o creme. 


    
    Krówka
    Este é um doce típico polaco, é um fudge de leite que sabe a caramelo, uma guloseima que derrete na boca, uma delícia.
    Não é fácil encontrar estas embalagens, mas nos mercados de rua das pracetas encontram "krowka" ou "krowki" individuais, podem comprar a quantidade que querem.



    Espero que tenham gostado deste resumo da minha inesquecível viagem a Cracóvia, uma cidade que eu gostei muito de conhecer e quero voltar! Definitivamente!


O que mais gostaram?
Alguma questão? Curiosidade?
Gostariam de visitar Cracóvia?
Mrs. Margot

Share:

18 comentários

  1. Realmente há coisas bem diferentes para comer, gostei de conhecer um pouco mais da tua opinião
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Boa noite, Tiago! Está tudo bem?

    Quando vou viajar também gosto de provar as iguarias locais e admito que, tal como tu, por vezes também preparo um roteiro de restaurantes a visitar, ainda que raramente visite os que estavam nos meus planos, ou por nem sequer passar por eles ou por encontrar outros espaços interessantes. Lamento que a tua primeira escolha não tenha corrido muito bem, mas os espaços que aqui mostras no geral pareceram-me interessantes. Em relação às comidas mais tradicionais, tenho de admitir que fiquei com uma certa vontade de provar os Oscypek, porque até gosto de queijo de cabra. Os doces têm todos muito bom aspeto, especialmente o gelado! Ah, e tenho de dizer que a embalagem dos Krówka é tão gira que eu, conhecendo-me como conheço, provavelmente ia logo querer provar só pela embalagem!

    Espero ver mais sobre a tua viagem em breve! Uma boa semana para ti! 😊

    ResponderEliminar
  3. I will take that ice-cream! Yummy!

    www.fashionradi.com

    ResponderEliminar
  4. Às vezes os lugares mais populares nem são nada de especial ou são mesmo fracos, por isso não me admira a tua opinião em relação ao primeiro restaurante.
    Tem tudo tão bom aspeto :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  5. Aii só coisas deliciosas! Pena que alguns não corresponderam à tua expectativa, pois com um tempo tão limitado só queremos é boas experiências :)

    https://aritateixeira.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Wow, these foods looks so delicious!

    xoxo,
    SHAIRA
    www.missdream-girl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Resolvi voltar aos poucos, agradecendo todo o apoio e carinho que me têm endereçado. Peço desculpa por ser mensagem “ copy past” mas só assim posso “ chegar a todos” porque o merecem. Obrigada!
    .
    Soltando aquela criança, enquanto deambulava
    Beijos e um excelente dia.

    ResponderEliminar
  8. Nossa que delícia, seu post me deu uma baita fome. Uma das coisas que mais gosto de fazer em viagens é aproveitar a culinária local.
    Charme-se

    ResponderEliminar
  9. A comida de Cracóvia tem tão bom aspeto!
    Pena que alguns dos sítios não correram tão bem e não atingiram as tuas expetativas. :/

    littlewonderlandxo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Parece tudo excepcional, tirando o queijo que me deixou com a pulga atrás da orelha! :) Adoro chimney cake! :D
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  11. Fiquei super melancólica pois fiz Erasmus em Cracóvia e agora estou a morrer de saudades - em grande parte saudades da comida :))

    MY SUPER SWEET TWENTY - Blog | Canal | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  12. Á comida que vejo aqui no blog e sempre com tão bom aspecto não sei como não estás mais gordinho... brincadeirinha ahahah!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  13. Está tudo com um excelente aspecto.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Também faço questão de conhecer a gastronomia das cidades, afinal de contas faz parte integral da sua cultura! Mas a conclusão que tiro é sempre a mesma... não há nada como a comida Portuguesa!! :D

    ResponderEliminar
  15. I like Cracow, but my favourite polish city is Wrocław :)

    ResponderEliminar
  16. Tantas recomendações ótimas! Vou guardar o post bem guardadinho para quando for à Polónia (espero que em breve), vai dar imenso jeito!

    Blog // Instagram // Facebook // Bloglovin’ // Youtube

    ResponderEliminar
  17. Confesso que agora estou com vontade de ir à Croácia só pelas iguarias que colocaste aqui!!! Tem tudo tão bom aspeto e eu ia adorar essa especialidade de queijo de ovelha!!
    Ahhh que bom!

    ResponderEliminar

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.